Festa dos Compadres "A Voz da Comunidade, entre a Tradição e Modernidade", o livro.
Este projeto nasceu da vontade do município de Santana de salvaguardar e preservar a memória e a história da Festa dos Compadres.
Numa parceria que envolveu a Câmara Municipal de Santana e o Programa Memória para Todos® da NOVA/FCSH, em colaboração com a Keep – Knowledge for Peace, People and the Planet, nasceu o livro “Festa dos Compadres “A Voz da Comunidade, entre a Tradição e Modernidade”.

Livro Festa dos Compadres
O projeto contou com o trabalho de uma equipa de investigadores de História, Territórios e Comunidades, do pólo de investigação do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Envolveu a comunidade local, através da recolha de memórias, testemunhos e recordações da Festa dos Compadres, desde as manifestações mais antigas até às mais recentes, dando-lhes relevância e significado.
Esta iniciativa é um forte contributo para o enriquecimento da História Local de Santana, que desta forma faz uma reflexão sobre a identidade do concelho e da sua comunidade, preservando assim um traço distintivo da sua cultura às gerações futuras.
Os testemunhos recolhidos no âmbito deste estudo e recolha de memórias, além de ilustrados em livro, também estão disponíveis na plataforma digital do Memória para Todos® passando assim a compor o acervo cultural de Santana.