Igreja Matriz de São Jorge alcança o estatuto de Monumento de Interesse Público
Pela portaria n.º 1/2024/M/2, publicada no Diário da República nº 108/2024, IIª Série, de 5 de junho, a Igreja Matriz de São Jorge foi classificada monumento de interesse público. O imóvel está situado na freguesia de São Jorge e é o único monumento com esta classificação no concelho de Santana.
Pode ler-se no diploma que a «classificação da Igreja Matriz de São Jorge reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, especialmente os relativos ao caráter matricial do bem, o seu interesse como testemunho simbólico e religioso, o valor estético, técnico e material intrínseco, a conceção arquitetónica, a extensão do bem e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva, e a sua importância do ponto de vista da investigação histórica.
O imóvel possui relevante interesse cultural, designadamente nos domínios histórico, arquitetónico e artístico, que revelam valores de memória, autenticidade, originalidade e singularidade que justificam e requerem proteção, valorização e divulgação.»