VISITAR A RESERVA DA BIOSFERA DE SANTANA

Como e o que visitar na Reserva da Biosfera de Santana

Descubra a Reserva da Biosfera de Santana e todo o seu património através dos circuitos, rotas e caminhos existentes. Temos à sua disposição visitas guiadas ao coração da Reserva onde pode observar toda a natureza e biodiversidade existentes.


Venha visitar-nos. 


VISITA VIRTUAL
RB de Santana

Casas de Colmo

As Casas de Colmo são construções rurais características do Município de Santana e uma das principais atrações turísticas da Região Autónoma da Madeira. Esta designação advém do aproveitamento da palha (colmo), proveniente do cultivo de cereais, para a cobertura externa das habitações, conferindo-lhes não só proteção, como também impermeabilidade face à chuva e manutenção de temperaturas amenas dentro das habitações, ao longo das estações do ano. O recurso a um material abundante, de fácil aquisição e barato demonstra que estas habitações se destinavam às pessoas mais humildes, sobretudo quem trabalhava no campo. As Casas de Colmo estão integradas tanto no Núcleo de Casas Típicas, situado junto à Câmara Municipal de Santana , como no Parque Temático da Madeira, também localizado e Santana.

 

Fonte: Reserva da Biosfera de Santana

EXPLORAR
Moinho da Achadinha

Moinho da Achadinha

No Concelho de Santana, os moinhos de água eram extremamente importantes para a economia doméstica, uma vez que, a partir deles, se fazia a moagem dos cereais para o fabrico do pão. Grande parte dos moinhos de água ainda existentes encontra-se ao abandono. O Moinho da Achadinha, situado na Freguesia de São Jorge, foi recuperado pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) e constitui atualmente um ponto de atração turística.

 

Fonte: Visit Madeira

EXPLORAR
Parque Tematico Madeira

Parque Temático da Madeira

Localizado no Município de Santana, o Parque Temático da Madeira tem como principal objetivo dar a conhecer aos visitantes a história, o património cultural e gastronómico do povo madeirense, através de uma dupla vertente (didática e lazer). Uma das suas principais atrações incide nas Casas de Colmo, habitações tradicionais de Santana. Além disso, o Parque Temático da Madeira dispõe ateliers que permitem aos visitantes observar o trabalho artesanal madeirense, nomeadamente o Bordado da Madeira.

 

Fonte: Parque Temático da Madeira

Página Facebook

Instagram

Câmara Municipal de Santana

EXPLORAR
Festa dos Compadres

Festa dos Compadres

A Festa dos Compadres é o evento cultural mais emblemático do Concelho de Santana. Realiza-se nos inícios do mês de fevereiro, durante o período do Carnaval e antes do Entrudo. Embora as suas origens sejam incertas, supõe-se que tenha surgido na década de 50 do século passado. Tem uma forte componente popular desde a década de 60: a comunidade local está responsável pela organização da festa. Esta Festa revela uma importante componente humorística, pois tem como objetivo satirizar os comportamentos e costumes sociais, sobretudo no cortejo etnográfico. Outro momento fundamental da Festa dos Compadres é o Julgamento dos Compadres. Na prática, os compadres, representantes do povo, eram julgados, num palco improvisado, em praça pública pelos seus atos incorretos. Os réus surgiam acompanhados por advogados de defesa e de acusação e um juiz, mas nunca eram absolvidos e eram condenados à fogueira.

 

Fonte: Events Madeira

EXPLORAR
Floresta Laurissilva

Floresta Laurissilva

Classificada como Património Natural Mundial da UNESCO desde 1999.

A Floresta Laurissilva é um habitat característico da região biogeográfica da Macaronésia, pois estamos perante uma floresta subtropical húmida. A Floresta Laurissilva não só está integrada no Parque Natural da Madeira, criada em 1982, como também é uma das áreas que compõem a zona núcleo da Reserva da Biosfera de Santana. Precede ao povoamento da Ilha da Madeira, no contexto da expansão marítima portuguesa a partir do século XV, e caracteriza-se por um complexo e diversificado ecossistema, extremamente relevante em termos científicos e botânicos. Esta Floresta é detentora de algumas espécies exclusivas de aves, nomeadamente o bis-bis (Regulus madeirensis), o que contribuiu para a sua classificação como Important Bird Area (IBA), atribuída pelo Birdlife International.

 

Fonte: Visit Madeira

Reserva da Biosfera de Santana

Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

IP-RAM

EXPLORAR
Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio

Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio

Classificada como Área Marinha Protegida desde 1997 e Sítio de Interesse Comunitário (SIC) integrado na Rede Natura 2000.

 

A Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio, uma área protegida exclusivamente marinha, situa-se na Costa Norte da Região Autónoma da Madeira, mais concretamente no Município de Santana. Corresponde a uma área total de 1710 hectares, albergando a Ponta de São Jorge e a Ponta do Clérigo, e está integrada na zona núcleo da Reserva da Biosfera de Santana, criada em 2011. A necessidade de proteger esta área resultou da degradação dos recursos haliêuticos, provocada pela exploração exaustiva conduzida pela prática da pesca tradicional. Esta Reserva Natural é detentora de um valioso património natural, sendo possível destacar a presença do lobo-marinho (Monachus monachus), espécie de mamíferos em risco de extinção, por isso listada como espécie prioritária pela Diretiva Habitats.

 

Fonte: Visit Madeira

EXPLORAR
Pombo-trocaz (Columba trocaz)

Pombo-trocaz (Columba trocaz)

O pombo-trocaz (Columba trocaz) constitui outra espécie de ave endémica da Ilha da Madeira e encontra-se listada no Anexo I da Diretiva Aves e no Anexo III da Convenção de Berna. É possível observá-lo na Floresta Laurissilva. Esta espécie, cujo crescimento tem sido monitorizado e apresenta um nível de estabilidade, dissemina sementes nesta área natural.

Fonte: Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM

EXPLORAR
Festa do Limão ou Exposição Regional do Limão

Festa do Limão ou Exposição Regional do Limão

A Festa do Limão ou Exposição Regional do Limão constitui a festa por excelência da Freguesia da Ilha, pertencente ao Município de Santana, sendo o limão um produto muito característico dessa freguesia, cuja paisagem é marcada pela abundância de limoeiros. Realiza-se desde 2002 e é organizada pela Junta de Freguesia da Ilha, em colaboração com a Casa do Povo da Ilha. Esta Festa visa, por um lado, promover o limão enquanto produto e, por outro lado, garantir a manutenção da sua produção e da própria paisagem agrícola.

 

Fonte: FUNCHAL NOTÍCIAS

Casa do Povo da Ilha

EXPLORAR
Festival da Truta/Rota da Sidra

Festival da Truta/Rota da Sidra

O Festival da Truta/Rota da Sidra realiza-se na Freguesia de São Roque do Faial, pertencente ao Município de Santana, e tem como objetivo promover os produtos característicos de Santana (neste caso, a truta e a sidra), assim como dar projeção à Freguesia de São Roque do Faial. Este Festival ocorre ao mesmo tempo que o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana.

 

Fonte: Reserva da Biosfera de Santana

Madeira 600

EXPLORAR
Museu do vinho e da vinha

Museu do Vinho e da Vinha

O Museu do Vinho e da Vinha foi criado no âmbito do Projeto “Raízes”, inserido no programa INTERREG III-B e desenvolvido pela Associação Santana Cidade Solidária, em colaboração com outras instituições. Este Museu, situado na Freguesia do Arco de São Jorge e tutelado pela sua Casa do Povo, tem como sede uma antiga adega reabilitada e visa retratar a história das relações entre a comunidade local e a cultura da vinha, que constituía um importante meio de subsistência para a população local.

 

Fonte: Página Facebook

Câmara Municipal de Santana

Cultura Madeira

Visit Madeira

EXPLORAR
Igreja Matriz de São Jorge

Igreja Matriz de São Jorge

Classificada como Valor Municipal desde 1995.

 

A Igreja Matriz de São Jorge, erigida no século XVII e situada na Freguesia de São Jorge, é representativa do património edificado religioso do Município de Santana por ser a maior igreja de estilo barroco que se verifica na Região Autónoma da Madeira.

 

Fonte: Visit Madeira

SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico

EXPLORAR

48 Horas a Bailar

48 Horas a Bailar constitui um dos eventos mais importantes e conhecidos do Município de Santana. Trata-se de um evento turístico internacional, com o principal objetivo de celebrar as tradições locais. Homens e mulheres envergam trajes típicos de séculos anteriores, que são atualmente utilizados pelos grupos de folclore, para depois dançarem ininterruptamente durante 48 horas.

O pão tradicional de Santana

O pão tradicional de Santana

O pão feito com batata-doce constitui um dos elementos singulares do património gastronómico do Município de Santana.

 

Fonte: PARQUE TEMÁTICO DA MADEIRA

EXPLORAR

Matança do Porco

O início da engorda do porco anunciava a proximidade do Natal. O porco era alimentado para que engordasse até à altura do seu abate. Ao mesmo tempo que se iniciava a Matança do Porco, realizava-se também as Missas do Parto, que celebram os noves meses da gravidez de Virgem Maria.

Figueira-do-inferno (Euphorbia piscatoria)

Figueira-do-inferno (Euphorbia piscatoria)

A figueira-do-inferno (Euphorbia piscatória) é uma espécie de planta endémica do Arquipélago da Madeira. É possível observar a sua presença na Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio.

 

Fonte: ÁRVORES E ARBUSTOS DE PORTUGAL

Reserva da Biosfera de Santana

EXPLORAR
Freira-da-madeira (Pterodroma madeira)

Freira-da-madeira (Pterodroma madeira)

A freira-da-madeira (Pterodroma madeira) é uma espécie de ave marinha endémica da Ilha da Madeira, mas também uma das aves marinhas mais raras do mundo. Esta espécie nidifica exclusivamente no Maciço Montanhoso Central. Inicialmente em risco de extinção, o projeto “Conservação da freira-da-madeira através da recuperação do seu habitat”, financiado e desenvolvido pelo Program LIFE entre 2001 e 2006, contribuiu significativamente para a preservação desta espécie.

 

Créditos: FILIPE VIVEIROS

Fonte: ATLAS DAS AVES MARINHAS DE PORTUGAL

Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

IP-RAM

EXPLORAR